quinta-feira, 4 de Junho de 2009

Parâmetros de qualidade da água.

Cor - A agua que utilizamos para consumo deve de ser incolor a sua coloração pode ser devido há existência de matérias sólidas na sua composição , a existência de cor cinzenta pode ser devido há existência de compostos metálicos a cada 2 horas, deve-se proceder a análise da cor presente em amostras de água
corrigida, decantada e bruta Uma água bem limpa, clara e cristalina revela que suas características químicas, como pH e DH, biológicas, como quantidade de algas, e de manejo, como quantidade e qualidade de iluminação estão em níveis aceitáveis.
Sabor
O Sabor é imediatamente detectável, este deve-se normalmente á concentração de químicos ou de algas.
O próprio tratamento da água pode dar um sabor á água.
Normalmente as águas subterrâneas têm algum sabor devido ao ferro e cobre nelas dissolvidos.
Turvação – a turvação e a energia de matéria suspensa na agua analisa-se através da luz que passa por a agua para atender aos padrões de potabilidade, a água corrigida deve estar situada entre >0 e
<1 NTU. turva e leitosa, devido principalmente à grande proliferação de bactérias
pH – o pH é responsável por controlar as reacções de natureza biológicas e a actividade metabólica . o efeito é a existência da alcalinidade a cada 2 horas, proceder a análise do pH presente na água corrigida, decantada e bruta.
É através dessa análise que se determina a necessidade de ajuste na densidade da solução de
cal.
Alcalinidade - a Alcalinidade é verificada nas amostras de água bruta, decantada e corrigida, a cada 4
horas. Nessa análise, utiliza-se o reagente FENOLFTALEINA para determinar fenol na água
corrigida, e com o uso dos indicadores METIL ORANGE .


Condutividade

O que é a condutividade?

A condutividade de uma água é uma medida da sua capacidade para conduzir a corrente eléctrica. Está relacionada com a concentração total de substâncias ionizadas na água, e depende também da temperatura á qual a mediação é feita.

Os factores que afectam a condutividade das águas são:
Ø Natureza de substancias nelas dissolvidas;
Ø Concentração dessas mesmas substancias;
Ø Força iónica da água.

Como se determina a condutividade?

Para a determinação da condutividade é necessária uma célula condutimétrica ligada a uma ponte de Wheatstone.
A célula condutimétrica e constituída por duas lâminas quadradas de platina, de 1 cm de lado, colocadas em paralelo e á distancia de 1 cm uma da outra, dentro de um tubo de vidro. Esta célula quando mergulha na agua, delimita – se uma coluna 1 cm de base por i cm de altura, medindo – se, com a ponte de Wheatstone, a resistência oferecida á passagem da corrente eléctrica por esta porção de solução. A determinação da condutividade de uma solução também deve ser feita a 25ºC.

Cloretos
O que é os Cloretos?

Os cloretos ocorrem em todas as águas naturais em concentração variáveis. As águas de montanha e de terras altas têm normalmente baixo teor, enquanto as águas e de rios e subterrâneas podem possuir quantidades apreciáveis. Os mares e oceanos possuem teores em cloretos muito elevados.

Os cloretos, atingem as águas naturais dos vários modos:

Ø Por dissolução dos cloretos da superfície do solo ou de formações mais profundas;
Ø Por transporte e aspersão da água do mar, sob a forma de gotas, sobre os terrenos;
Ø Por invasão das águas dos oceanos e mares em rios que a eles afluem;
Ø Por intrusão da água do mar em aquíferos subterrâneos em resultado do desequilíbrio da pressão hidrostática.


Como se determina os cloretos?

Os cloretos podem ser rapidamente determinados através de métodos volumétricos com indicadores internos. Os métodos mais utilizados são o método de Mohr e o método do nitrato de mercúrio(II).

Oxidabilidade

O que é a Oxidabilidade?

E o índice de permanganato é uma medida convencional da contaminação de uma amostra de água por materiais orgânicas oxidáveis.

Como se determina a Oxidabilidade?

A determinação da Oxidabilidade é utilizada sobretudo para avaliar a qualidade de águas potáveis tratadas, ou não tratadas, e das águas superficiais. As águas sujeitas a contaminação significa que podem, ser analisadas do mesmo modo desde que previamente diluídas.

Sem comentários: